Como manter o PH dos pelos dos cães e gatos equilibrado
A saúde dos animais é muito importante para seus donos‚ afinal ela os mantem felizes e garantem uma vida equilibrada e duradoura. Para a mantê-la é fundamental banhos‚ vacinas‚ medicamentos e visitas periódicas ao veterinário.
Em contrapartida estão todos os minuciosos quesitos que nunca nos atentamos‚ como o PH dos pelos e da pele dos cães e gatos‚ que são as espécies mais comuns na criação dentro de casa.
O PH é crucial para manter a pelagem vasta‚ brilhante e evitar alergias. Para que isso ocorra alguns produtos trazem resultados imediatos‚ mas precisam estar aliados com as atividades cotidianas dos bichinhos.
Atividades que mantem a saúde dos pelos
- Alimentação - Assim como nos humanos‚ a alimentação é um fator crucial para eles. Ela promove o bem-estar de dentro para fora‚ evita as doenças e mantem a saúde. Quando o animal recebe as doses necessárias de vitaminas‚ nutrientes e proteínas‚ ele tende a viver por mais tempo e ainda gera uma série de benefícios.
Muitas pessoas estão trocando as rações por comidas naturais‚ feitas em casa e com ingredientes frescos. Isso é benéfico‚ mas necessita de muita atenção‚ para que nenhuma vitamina seja ingerida em excesso ou minimamente.
As rações modernas combinam formulações que são apropriadas para cada tipo de animal e raça‚ assim o fabricante estuda individualmente e cria uma solução mais eficiente. Um exemplo disso são as rações para espécies que tendem a sofrer com deficiência de ferro‚ assim agrega uma porcentagem maior durante a fabricação.
Na escolha do preparo industrializado é de suma importância se atentar a absorção de proteína‚ esse fator mostra o quanto o animal vai aproveitar daquela comida. As premiuns‚ a melhor categoria de cada marca‚ contam com produtos selecionados e tem uma taxa maior na absorção‚ seu uso continuo torna até a pelagem mais brilhante e diferente.
- Higiene – A higiene dos bichinhos de estimação engloba a limpeza do ambiente onde vivem‚ e fazem suas necessidades‚ e seus banhos. A limpeza dos pelos e do couro de cada animal é diferente‚ assim cada raça tem um intervalo ideal‚ que deve ser consultado com o veterinário.
Os intervalos entre os banhos também mudam de acordo com a estação do ano e idade‚ os excessos mudam o PH e prejudicam. Para realizar as etapas de limpeza é indispensável contar com itens especiais para animais‚ já que os produtos humanos podem provocar doenças e irritações.
Os pets já possuem opções diversas de shampoos e condicionadores‚ eles também usam perfumes‚ mascaras e até mesmo produtos para ressaltar a pelagem. A escolha também deve ser feita pelo veterinário‚ caso o mesmo a deixe livre para o dono ele deve escolher os artigos próprios para a raça e espécie.
Os bichinhos que passam muito tempo sem tomar banho podem ter complicações na saúde e são mais propensos ao ataque de pulgas‚ carrapatos e outros pequenos predadores. A oleosidade descontrolada ocasiona coceira‚ que por sua vez provoca ferimentos feitos pelas unhas das patas.
- Atividade física - Os pets são muito parecidos com os seres humanos‚ e como nós necessitam de atividades físicas para manter o funcionamento de todo o corpo. Todos os portes de gatos e cachorros devem realizar caminhadas‚ de preferência todos os dias‚ assim evitam inflamações‚ problemas nos ossos e doenças.
Os animais que não praticam exercícios tendem a engordar‚ apresentam comportamento insatisfatório e vários problemas ligados a saúde. A intensidade‚ periodicidade e tempo do exercício dependem da raça‚ peso e porte‚ e deve ser indicado por um especialista.
O equilíbrio entre a alimentação e os exercícios refletem em todos os fatores da rotina de um animal‚ desde sua pelagem até o bom comportamento‚ já que atua até em fatores psicológicos.
- Carinho – Ninguém vive sozinho‚ e os animais necessitam de companhia‚ carinho e atenção. Esses fatores contam muitos pontos para a saúde mental dos bichos e refletem em seu corpo. O entendimento é simples: As pessoas ou animais com problemas psicológicos apresentam sinais externos que podem ser vistos com facilidade.
É fácil notar que existem algo errado apenas pela falta de brilho na pelagem e olhos‚ modo de andar‚ ânimo e outros pequenos sinais. Os que recebem mais atenção tem menor propensão de enfrentar esse tipo de problema.
A felicidade dos bichos de estimação também está ligada a pratica de atividades físicas em companhia de outros animais e de seus donos.
Entenda tudo sobre o PH dos animais
O PH é um tipo de medida que foi criada por químicos e denota o nível de acidez e alcalinidade de uma determinada amostra. Nos cachorros‚ por exemplo‚ quando o PH do pelo é alterado ele promova manchas.
Diferentemente da pele humana‚ onde a normalidade fica entre 5.0 e 5.5 (na medida do PH)‚ os cães e gatos tem a taxa que varia entre 7.0 e 7.5‚ isso demonstra que a pele deles é menos acida.
A escala do PH vai do 0 ao 14‚ sendo 7 a média. Os produtos industrializados passam por muitas pesquisas para equilibrar a acidez‚ mas cada um é indicado para uma espécie‚ assim os produtos humanos não fazem efeitos nos bichinhos.
Outro indicativo importante‚ que consta na embalagem dos fármacos e produtos para banho‚ é que quando diz que é neutro ele possui uma menor chance de provocar reações adversas na pele.
O que fazer para controlar o PH?
É fundamental seguir as dicas abaixo para manter o controle do PH de seu animal:
- Pratique atividades e caminhadas;
- Evite produtos indicados para humanos;
- Não deixe a água dos banhos extremamente quente ou demasiadamente fria;
- Utilize shampoos e sabonetes indicados para a idade‚ cor e raça de seu animal;
- Pesquise todas as dicas sobre a raça de seu animal‚ assim poderá saber a periodicidade de banhos e etc;
- Deixe a vacinas sempre em dia;
- Passe em consultas veterinárias periodicamente e tenha um profissional de confiança;
- Utilize uma ração de grande absorção de proteína e evite alimentos gordurosos;
- Dê atenção e dedique um tempo para seu pet.